Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer

Vocês sabiam que nossa escola teve outros nomes antes de chamar-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer...Então eu vou contar para vocês.

Tudo começou à sombra de uma frondosa árvore de Magnólia. A história nos conta que no ano de 1870 foram plantadas duas mudas de Magnólia pelo Senhor Ismael Marques da Costa dono das terras. Essas mudas foram trazidas de Portugal.
No ano de 1880, os galhos da bela árvore produziam bastante sombra, e foi ali que dona Maria Philomena, casada com Ismael começou a dar aula para seus filhos e crianças vizinhas de forma voluntária.


A árvore foi tombada no ano de 2012 pela extinta associação Arco-íris. É amparada por lei e não pode ser derrubada.
Maria Philomena casou-se com o Senhor Ismael Marques de Souza da Costa em 1871. O casal teve 12 filhos. Maria Philomena frequentava boas escolas em Taquari, cidade de onde veio. Ela iniciou a alfabetização de seus filhos e crianças vizinhas no ano de 1880 à sombra da Magnólia de maneira voluntária.
Maria Philomena foi homenageada em nossa escola dando nome ao espaço de leitura: “Espaço de Leitura Maria Philomena”.

Em nossa visita à árvore Magnólia, observamos a riqueza da sombra, seus belos e compridos galhos que hoje servem para moradia dos passarinhos, em especial o João-de-barro. Observamos ainda alguns galhos já caídos e sentimos o cheiro da terra e do ar puro da natureza imaginando como devem ter sido as aulas embaixo da árvore. Por fim, a árvore recebeu um abraço coletivo da turma.

No ano de 1916 foi criada a primeira escola pública em Linha Herval Mirim pelo intendente João Luiz Ferreira de Brito. Maria Philomena era alfabetizadora na escola e foi substituída por sua filha Hermínia, designada para exercer o cargo. A partir de então recebiam recursos do estado. Após quatro anos, em 1920, Hermínia foi substituída por sua irmã Primorosa que durante 15 anos esteve à frente da escola que passou a ser subvencionado pelo município foi quando a escola passou a chamar-se de Escola Municipal Herval Mirim. Existe um decreto de n° 858, de 17 de julho de 1978, que marca o início do funcionamento da escola em 1923.
Os alunos vinham das localidades vizinhas como: Campo Grande, Linha Estrela, Linha Barbosa, Bela Vista e Linha Bem Feita. Em virtude da distância e falta de estradas, muitas crianças atravessavam, picadas, matos, campos, lavouras e sangas. Muitos pais não permitiam que às meninas se expusessem a tal desafio.

Mudanças

No ano de 1975 a escola trocou de prédio. Esse prédio foi inaugurado no dia 30 de agosto de 1986 onde atualmente funciona a Cooperativa dos produtores de Venâncio Aires (Cooprova).
Em 1992, a escola passou a denominar-se Escola Municipal de 1° grau incompleto Alfredo Scherer.

Em 2006 iniciou-se a construção do prédio atual onde já existia a quadra de esportes. No dia 09 de março de 2009, ocorreu a mudança definitiva do prédio anterior para o atual. Em virtude dissa, decidiu adotar-se essa data para comemorar o aniversário da nossa querida escola, considerando que tudo iniciou-se no ano de 1880 a sombra da frondosa árvore de Magnólia.

 

O nome Alfredo Scherer deu-se em homenagem ao ex-prefeito dessa cidade, através do decreto N° 1994 de 29/12/1992. Alfredo Scherer nasceu em 21 de fevereiro de 1909, em Vila Palanque, e faleceu no dia 01 de dezembro de 1992.

Nossa escola fica situada na rua Pedro Abott Romero, n° 1590, no loteamento Eisermann, bairro Leopoldina. A primeira diretora foi a professora Hermínia de Miranda Costa Machado nos anos de 1916. A atual diretora é a professora Ionara Raquel Bencke, que tem como vices a professora Ligia Regina Yange Schuch e a professora Solange Petter Kauffmann.

 

Nossa escola é formada por 238 alunos e trabalham nela 31 pessoas entre professores, estagiários, monitores e demais funcionários. Até o ano de 2002 nossa escola era representada pelo símbolo da águia que foi trocado no ano de 2003 pelo símbolo do mundo dos livros. Os funcionários mais antigos da escola são as professoras Solange e Lígia que ingressaram na escola no ano de 2003.

Glossário

Frondosa é uma árvore com muitas folhas e ramos;

Tombamento é um reconhecimento oficial da importância histórica, com o objetivo de preservar;

Extinto é alguma coisa que não existe mais;

Amparada é o mesmo que protegida;

Intendente é alguém que tem função de administrar;

Sangas são escavações produzidas pela chuva, que contenham água ao fundo.

****************************************

Produzido por alunos de 4º ano do Ensino Fundamental da Emef Alfredo Scherer, este texto é uma das três produções premiadas no desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

 

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui