Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos

Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dois Irmãos iniciou suas atividades em 1978. A instituição está localizada no bairro Aviação.

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dois Irmãos iniciou suas atividades em 1978 como extensão da Escola 15 de Novembro – atual EMEEF Alfredo Scherer. Por um período, a instituição funcionou como escola cenecista e, em 1997, foi municipalizada.

NOSSAS ORIGENS, NOSSA HISTÓRIA!

Situada na Rua Voluntários da Pátria, nº 31, no bairro Aviação. A Escola Cenecista de 1º Grau Dois Irmãos surgiu a partir de encontros entre moradores da comunidade no bar do Sr. Schneider, nos finais de tarde. No local onde a escola está situada havia somente campo, pertencente aos Irmãos Costa e o mercado mais próximo era o Bar de Célio Schneider.

Em um desses encontros estava presente o Sr. Almedo Dettenborn, Secretário Municipal de Educação da época, que levou a sério as conversas e discussões com os moradores e propôs várias reuniões. Em uma dessas reuniões os irmãos, Alceu e Oly da Costa, que eram proprietários do terreno, fizeram a doação do primeiro terreno para iniciar a construção da escola. Surgindo daí o nome da escola “Dois Irmãos”, uma justa e bela homenagem aos irmãos Costa.

No dia 12 de novembro de 1978 foi colocada a Pedra Fundamental, lançando oficialmente a Escola Cenecista de 1º grau Dois Irmãos.

A professora Elsa Esther Niedermayer, foi a primeira diretora, inicialmente convidada a trabalhar voluntariamente, fez o levantamento para ver quantas crianças em idade escolar haviam na comunidade e se era viável abrir a escola.

Em 1979 a escola atendeu alunos em forma de extensão, com o nome de ESCOLA MUNICIPAL QUINZE DE NOVEMBRO, hoje EMEF Alfredo Scherer.

A construção, feita pelo município, no início era um pequeno pavilhão com apenas uma sala de aula, que foi cedido para a CNEC (Campanha Nacional de Escola da Comunidade).

Esta recebeu sua Portaria de Funcionamento nº 11755/80 em 24 de janeiro de 1980. Na época haviam 4 professores e atendiam do Pré à 4ª série. A professora Elsa atendia a 3ª série; a professora Marta Drebel atendia a 2ª série; a professora Mara Lucia Costa Pilz atendia a 1ª série; a professora Mariângela Lopes atendia o Pré e a 4ª série era atendida pelo professor Nailton Paulo da Rosa.

Em 1983 assumiu a direção da Escola Cenecista Dois Irmãos, a professora Enir Silveira, que atuou até fevereiro de 2005. A escola mantinha-se financeiramente com o auxílio de compra de vagas, com o salário educação, realizava as festas comunitárias no campo e recebia auxílio da Prefeitura Municipal. Os primeiros presidentes da APM foram os senhores Osvalderino Weber e Ari Silveira.

O bairro foi crescendo, percebendo-se um aumento considerável de sua área geográfica e o aumento demográfico, fruto do êxodo rural, houve a necessidade de ser adquiridos mais área de terra, estas com recursos da APM e construído um Pavilhão Social, inaugurado em 08/08/1988.

 Mais tarde, por necessidade, este pavilhão foi reformado e salas de aula foram criadas neste espaço e são usadas até hoje (atualmente é o espaço da cozinha, refeitório, sala de robótica e duas salas de aula). Além da ampliação do espaço físico, foi solicitada expansão da oferta de ensino, sendo autorizada a criação da 5ª série e posteriormente as séries seguintes, passando a denominar-se ESCOLA CENECISTA DE 1º GRAU DOIS IRMÃOS.

Em 1997, as dificuldades financeiras com a manutenção do pagamento de professores, fundo de garantia, INSS, entre outros, fez com que a Escola Cenecista Dois Irmãos foi cessada e então criada a ESCOLA MUNICIPAL DOIS IRMÃOS, através da Portaria de Autorização de Funcionamento 938 de 07.10.97 e do Decreto Municipal 2572 de 03.06.97 do então Prefeito Municipal, Celso Artus, ficando assim denominada: ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOIS IRMÃOS.

Para a construção do ginásio houve, mais uma vez, a parceria entre comunidade e poder público, pois o terreno onde o ginásio foi construído foi doado pela Sociedade de Damas e Cavalheiros Treze de Maio do Bairro Aviação. Logo o uso do mesmo é compartilhado entre escola e comunidade, aliás esta é uma marca da escola, a parceria com a comunidade. A construção do ginásio iniciou em 1998 e a inauguração aconteceu no dia 1º de junho de 2006.

Em 2005, a escola completou 25 anos e tinha na direção a professora Otilina de Souza Massmann e como vice-diretoras as professoras Ariete Rodrigues da Rosa e Marlise Maria Marquetti Antoni, contava com 37 professores, 2 funcionários, 455 alunos atendidos nos turnos manhã, tarde e noite, contemplando Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos) e atendia ao Programa Alfabetiza Rio Grande.

Em 2010 assumiu a direção a professora Ana Paula König e como vice-diretoras as professoras Márcia Heloísa Schwingel Federhen, Angela Cristina Niederle Konrad e Leni Inês Jaeger.

De janeiro à setembro de 2012 a professora Paula Deporte de Andrade respondeu pela direção, quando Ana Paula atuou em outra instituição.

A partir outubro de 2012 a Professora Ana Paula König retornou para a direção, teve como vice-diretoras, em diferentes períodos, as professoras Adriana Jantsch Kroth e Nara Luz. Atualmente as vice-diretoras são as professoras Glória Regina Reck, Fabiane Roseli Eichler e Maria Cristina Dornelles. A escola conta com 33 professores, 7 funcionários e 468 estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA, com horário de funcionamento das 7:30 às 11:30; 13:00 às 17:00 e das 19:00 às 23:00.

A EMEF Dois Irmãos conta, atualmente, com uma estrutura física que contempla: secretaria, sala da direção, sala da supervisão e orientação, sala dos professores, 2 salas de reforço, biblioteca, sala de AEE (Atendimento Educacional Especializado), cozinha, refeitório, depósito, banheiros, sala de robótica, 12 salas de aulas, ginásio, pátio e pracinha.


LINHA DO TEMPO DA DIREÇÃO

1978 A 1982 – Elsa Esther Niedermeyer

1983 a 2004 – Enir Silveira

2005 a 2009 – Otilina de Souza Massmann

2010 a 2011 – Ana Paula König Metz

2012 – Paula Deporte de Andrade

2013 até hoje - Ana Paula König Metz

ORIGEM DO NOME DA ESCOLA

O nome da escola homenageia os irmãos Alceu dos Santos Costa, já falecido, e Oly dos Santos Costa, que reside próximo à instituição. Eles doaram a área de terras para construção da escola.

 

SÍMBOLOS DA ESCOLA

  • Brasão

O brasão da escola traz a representação dos dois irmãos, homenageados por serem os doadores do terreno onde a escola foi construída. Traz também um livro aberto sob os pés desses irmãos representando a sabedoria e o estudo e os ramos verdes representam a erva-mate, enaltecendo a Capital Nacional do Chimarrão, nosso município.

  • Bandeira

Retângulo branco que traz ao centro o brasão da escola.

  • Hino

LETRA: Juliana Bencke e alunos da 7ª série de 2003.

MÚSICA: Telmo Kist


TUA HISTÓRIA É A NOSSA VIDA

O SEU NOME UM MARCO, UMA LIÇÃO

DOIS IRMÃOS, MINHA ESCOLA QUERIDA

SÍMBOLO DA NOSSA UNIÃO.

 

BRINCAR, LER, ESTUDAR

A ESCOLA QUER NOS ENSINAR

AQUI SOMOS TODOS IRMÃOS

SOMOS IGUAIS DENTRO DO TEU CORAÇÃO.

 

TUA HISTÓRIA É A NOSSA VIDA

O SEU NOME UM MARCO, UMA LIÇÃO

DOIS IRMÃOS, MINHA ESCOLA QUERIDA

SÍMBOLO DA NOSSA UNIÃO.

 

PARABÉNS AOS QUE NOS ANTECEDERAM

CONSTRUINDO A SUA GLÓRIA

AGORA FAREMOS TODOS NÓS

A OUTRA PARTE DESTA LINDA HISTÓRIA.

 

TUA HISTÓRIA É A NOSSA VIDA

O SEU NOME UM MARCO, UMA LIÇÃO

DOIS IRMÃOS, MINHA ESCOLA QUERIDA

SÍMBOLO DA NOSSA UNIÃO.

 

Educação de Jovens e Adultos (EJA): PORQUE SEMPRE É TEMPO DE APRENDER!

A modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) teve seu início no dia 15 de abril de 2002, com as turmas da Totalidade I (equivalia à 5ª série), Totalidade II (equivalia à 6ª série), Totalidade III (equivalia à 7ª série) e Totalidade IV (equivalia à 8ª série), com total de 125 estudantes.

Com o passar do tempo, mais duas turmas passaram a integrar a EJA: Intensivo e Alfabetização.

Importante destacar que a EJA passou por modificações nestes últimos anos, passando a receber somente estudantes maiores de idade. Em função disso, as turmas estão menores e os professores conseguem fazer um atendimento mais individualizado e próximo, atendendo as dificuldades e necessidades de cada estudante. Possui atualmente turmas das totalidades I e II (equivalentes à alfabetização e anos iniciais) e totalidades III ao VI (equivalentes aos anos finais).

Neste ano, a modalidade EJA da EMEF Dois Irmãos completou 20 anos. Nossa escola homenageará estes 20 anos no desfile cívico.

 

EJA E O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA

No ano de 2012 quando aconteceu o Acendimento da Chama Crioula no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires, as turmas da EJA participaram do acampamento Farroupilha.  Foi a única escola com turmas de EJA, do estado do Rio Grande do Sul, a participar deste evento, fato muito elogiado e valorizado pelo presidente do MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho) da época, Manoelito Savaris. Fato que se repetiu em 2013, quando o acendimento da Chama Crioula foi no município de General Câmara, no distrito de Santo Amaro.

 

CURIOSIDADES

O QUE É UMA ESCOLA CENECISTA?

A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade ou Rede CNEC é uma rede de ensino brasileira, criada em Recife (PE) pelo educador Felipe Tiago Gomes, em 1943, para atender crianças e jovens que não possuíam ofertas de estudos pelo poder público ou não tinham condições financeiras para ingressar em colégios privados. Este modelo de escolas envolvia a comunidade na construção do projeto.

As instituições da rede são chamadas "cenecistas". Por isso, a escola Dois Irmãos foi primeiramente chamada de Escola Cenecista Dois irmãos.

 

PROJETOS JÁ DESENVOLVIDOS PELA ESCOLA:

A EMEF Dois Irmãos sempre esteve engajada em muitos projetos, sendo alguns deles:

  • Juntos somos mais;

  • Projeto de danças;

  • Psicomotricidade;

  • Pinturas em tecidos;

  • Aulas de violão;

  • Teatro;

  • Guardião Ambiental; etc.

 

Projetos que atualmente são desenvolvidos na escola:

  • Coleta de resíduos: tampas plásticas, esponjas velhas, materiais escolares em desuso, vidros de conserva e restos de sobras de papeis de todas as salas de aula.

  • Grupo Ambiental, em parceria com a Afubra, com ponto de recolhimento da coleta de óleo saturado. O grupo reúne-se quinzenalmente para pensar e executar ações ambientais e sociais em prol do bem comum e desenvolvimento da escola.

  • Momento da leitura: por 15 minutos, uma vez por semana, todos param suas atividades para fazer leitura (alunos, professores, funcionários).

  • Clube de Robótica: uma vez por semana, no turno oposto da aula, estudantes dos Anos Finais realizam a oficina de Robótica.

  • Projeto de pintura em tecido: uma vez na semana, em turno oposto da aula, estudantes participam da oficina de pintura em tecido.

 

PRINCIPAIS EVENTOS:

  • Aniversário da escola, comemorado anualmente em 12/11. Este ano completará 44 anos.

  • Caminhada luminosa: evento tradicional promovido pela escola e que envolve a comunidade escolar em uma linda caminhada pelas ruas do bairro.

  • Desfile Cívico: antigamente era um dos destaques da escola a participação nos desfiles cívicos, comprovados pelos arquivos de fotos guardados na escola.

 

UM ESPAÇO “ESCONDIDO”

Quem passa em frente à EMEF Dois Irmãos, não imagina que nos fundos da escola esconde-se um “refugio” verde. Um espaço de grama, árvores (mais de 20 árvores, entre elas; Ipê Amarelo, Algodoeiro, Ingazeiro, Cerejeira, Pau-ferro, Pau-brasil, Caneleira, etc) e uma pracinha sombreada que encanta a todos, especialmente as nossas crianças.

Neste espaço projeta-se também a criação de um pomar e uma horta coletiva.

OUVINDO A COMUNIDADE

CONVERSA COM O SENHOR ASTOR FRANTZ

Para conhecer um pouco sobre a história da EMEF Dois Irmãos, as turmas do 4º Ano A e C receberam uma visita especial na escola, o senhor Astor Frantz, veio compartilhar um pouco sobre suas vivências e a sua ajuda na construção da escola onde seus filhos estudaram.

Seu Frantz, assim conhecido por todos, é vizinho da escola, formou sua família em Venâncio Aires e acompanhou de perto o crescimento da instituição. Naturais da localidade de São Martinho, em Santa Cruz do Sul, ele e o irmão Hildemar Frantz se mudaram para o bairro Aviação no mesmo ano em que a escola começou a ser construída. “A rua na frente da escola era precária, tinha muitos buracos” conta Frantz.

Ele relembra que as terras, para iniciar a construção da escola, foram doadas pelos irmãos Alceu e Oly dos Santos Costa. Conta que era só mato e quem olhava não imaginava ali teria uma escola. Para a construção da mesma, muita gente ajudou como voluntário, uns roçando e outros ajudando os pedreiros.

Outro ponto importante que ele trouxe para os estudantes é que a escola foi construída aos poucos, primeiramente só existia as salas onde hoje se encontra as salas do Pré, do 3º ano A e B e do 5º ano A e B. Ele conta que com o passar do tempo, foi construído o pavilhão e novas salas de aula. Segundo ele “A escola é muito boa, tem ótimos professores, bem equipada e está bem segura”.

Um dos fatos relatado foi que no lançamento da Pedra Fundamental foi enterrada uma carta para marcar o início da construção da escola.

DE ALUNA à PROFESSORA

 

Eliane Kroth é professora e também foi estudante da EMEF Dois Irmãos. Professora da turma do 3º ano C, foi entrevistada pelos estudantes do 4º ano A e C e seus alunos também acompanharam a entrevista. Foi um momento rico, de trocas e grandes aprendizagens. 

Eliane Kroth, 39 anos, estudou na escola Dois Irmãos no ano de 1991. Ela lembra que estudou na 1ª série e foi aqui que aprendeu a ler e escrever, inclusive aprendeu aqui a escrever com letra cursiva. Ela contou que naquele tempo “O recreio era com todos os alunos juntos”. Sobre a merenda, ela comentou que, às vezes, fazia-se uma sopa, e para isso cada aluno trazia algum ingrediente de casa. Ela nunca esqueceu do gosto daquela sopa. Quando criança, sonhava em ser professora de Inglês, mas ela resolveu ser professora de Educação Infantil e Anos Iniciais.

No ano de 2019, Eliane retornou, mas desta vez, como professora do 1º ano da Escola Municipal Dois Irmãos. Atualmente, a professora trabalha na EMEF Dois Irmãos como os alunos do 3º ano C, pela manhã. À tarde, ela é vice-diretora da Escola de Educação Infantil Arco Íris.

Questionário realizado pelos estudantes:

  1. Quantos anos você tem?

R: Tenho 39 anos.

  1. Em que ano você estudou na EMEF Dois Irmãos?

R: Em 1991, na 1° série.

  1. Qual era o nome da sua professora?

R: Maria Elenita Zambiasi.

  1. Você gostou de estudar aqui?

R: Sim, foi aqui que eu aprendi a escrever. Eu lembro de ficar muito nervosa no primeiro dia, chorei bastante. Mas depois foi tudo bem.

  1. Como era a escola nesse tempo que você estou aqui?

R: Não tinha muitas salas, já tinha o refeitório que parecia um ginásio. A escola era cercada com postes e arame.

  1. Como era o recreio?

R: A escola tinha um pátio grande pra brincar e correr.

  1. Por que você escolheu ser professora?

R: Desde criança eu “brincava de professora”, mas nesse tempo queria ser professora de Inglês.

 

MOMENTOS MARCANTES:

  • Comemoração dos 40 anos da escola.

No dia 10 de novembro de 2018, alunos, professores e funcionários da EMEF Dois Irmãos participaram de uma programação especial, em comemoração às quatro décadas da instituição, completadas no dia 12. Na mesma data, em 1978, era lançada a pedra fundamental da escola, que se tornou a maior da rede municipal de ensino. Houve uma programação especial na semana: Rua do Lazer, com brinquedos infláveis, apresentação dos Doutores P e o tradicional ‘Parabéns a você’, estudantes realizaram um passeio para o Sítio Moinhos do Campo, em Bom Retiro do Sul, onde participaram de atividades como banho de lama, trilhas e tirolesa. Ocorreram tarefas da gincana, brinquedos do Sesc e apresentação da peça teatral Romeu e Julieta, com alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Passeio para o Parque da Gruta e sessão de cinema, em Santa Cruz do Sul.

 

  • O REAPRENDER COM A PANDEMIA

Famílias e professores em uma nova aprendizagem, o ensino remoto e todos os seus desafios. Momentos que ficaram eternizados nas nossas memórias.

Nos reinventando a cada dia, planejando, estudando e juntos vencemos mais este desafio!

  • Encerramento do Ano letivo de 2020

Um momento que transbordou alegria! Um reencontro cheio de afeto!

Momento de receber nossos estudantes à distância para desejar um Feliz Natal. Em dezembro de 2020 aconteceu uma carreata em frente à escola, quando professores e equipe diretiva acenaram para os estudantes que junto com suas famílias passaram em frente à escola para receber um mimo preparado com muito carinho.

  • COMEMORAÇÃO AOS 43 ANOS DA ESCOLA, APÓS O RETORNO DA AULA PRESENCIAL.

Após o período de aulas remotas, retornar para a escola, ainda que com uso de máscaras, foi um marco importante no ano de 2021. E poder comemorar o aniversário da escola, perto daqueles que dão sentido a existência dela, foi motivo de muita alegria. Por isso, o dia 12/11/2021 teve comemoração especial.

  • Orgulho da nossa EJA Dois Irmãos!

Dona Nilza Marques, estudante da EJA, em 2021 fez história e emocionou muitos gaúchos e gaúchas. Lendo, aos 54 anos, mostrou-nos que o sonho, a perseverança, a fé e a força de vontade tudo podem para aqueles que não desistem e aproveitam as oportunidades da vida.

Sua história foi contada pelas redes sociais e muitos meios de comunicação, nossa Nilza ficou “famosa”, mas o maior ensinamento é que sempre é tempo de aprender!

 

*****************************************************

Produzido por alunos das três turmas 4º ano do Ensino Fundamental da Emef Dois Irmãos, este conteúdo é uma das três produções premiadas no desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral. As professoras que coordenaram os trabalhos foram: Keula Maqueli Closs, Rosane Engel Cananea Storck e Lúcia Maria Puhl.

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui