Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig foi criada pela Lei Número 2.693 de 12 de abril de 2000 e sua inauguração foi em 17 de junho de 2000 atendendo 85 crianças do pré a 4ª série do ensino fundamental e inicialmente contava com sete professoras.

São elas:

Professora Maria Verônica Reis Weber

Professora Mara Rosane Schmitz

Professora Gisela Silva de Moraes

Professora Maria Inês Kaufmann Hermes

Professora Carin Elusa Bertram

Professora e Diretora Beatriz dos Santos

Professora Naís Elisete de Andrade

Neste mesmo ano, mais alguns professores passaram a trabalhar neste educandário. São eles:

Professora Nádia Maria da Silva Lagemann

Professora Lizete Maria do Nascimento Heck

Professora Silvania Inês Carvalho

Professora Eliane Kist

Professor Eduardo Pauli – Educação Física

No dia 17 de abril de 2000 foi escolhida a primeira Associação de Pais e Mestres – APM da Emef Benno Breunig, que ficou assim composta:

Presidente: Luís Carlos Weber

1ª Secretária: Naís E. de Andrade

2ª Secretária: Karla S. S. Quadros

1º Tesoureiro: Mara Rosane Schmitz

2º Tesoureiro: Marlene S. da Rosa

Conselho Fiscal: Mauro L. Agnes, Antônio N. Agnes, Lurdes Justen Costa.

Suplentes: Roselene J. Costa, Rejane M. Buzato, Elacy T. da Silva.

No ano de 2001 foi criada a 5ª série onde novamente o quadro de professores aumentou.

2002 – 6ª Série e ampliação de mais 2 salas de aula.

2003 – 7ª Série

2004 – 8ª Série.

Em 2004 aconteceu a formatura da primeira turma de 8ª série desta escola e foi um momento marcante na vida da escola e daqueles que acompanharam esta turma.

Em 2006, a escola foi novamente ampliada: sala de direção, supervisão e orientação, sala de professores, mais três salas de aula, biblioteca, banheiro feminino e masculino.

Neste ano de 2022 a escola comemorou seu 22º aniversário.

A atual diretora da escola é a professora Denise de Mello Bick. Segundo ela, atualmente estão matriculados 233 alunos. Atuam na escola 27 professores. Além dos professores, a escola tem três funcionárias e uma secretária.

A atual equipe diretiva está assim constituída:

Diretora: Professora Denise de Mello Bick

Vice-diretora turno da manhã: Professora Beartriz dos Santos

Vice-diretora turno da tarde: Professora Karine Wessling

Supervisoras: Professora Francismar Assmann e Professora Bárbara Wietzke de Lara.

Orientadora turno da manhã: Professora Vera Helena Mengue

Orientadora turno da tarde: Professora Rosangela Kaercher

A escola está localizada na Rua Benno Breunig 361, Bairro São Francisco Xavier e atende alunos do próprio bairro, Santa Tecla e vizinhança.

Entre os eventos que a escola realiza, estão comemoração do aniversário da escola.

Conforme relato da professora Beatriz dos Santos – primeira diretora da escola, atual vice-diretora do turno da manhã e professora do 5º ano no turno da tarde, os primeiros aniversários da escola eram comemorados com alvorada festiva. Os pais e comunidade escolar eram convidados a virem tomar chimarrão na escola antes de irem para o trabalho. A comemoração seguia com apresentações dos alunos, presença de autoridades, parabéns para escola e degustação do bolo pelos alunos. Bolo preparado pelas funcionárias da escola.

Além da comemoração do aniversário da escola também realiza homenagem para as mães, festa de São João, promove atividades referentes a datas como: Páscoa, São João, Dia da Família, Dia do Estudante, Dia da Criança, programação de encerramento o Ano Letivo – Festa de Natal com apresentação dos alunos.

 

Histórico do Patrono da Emef Benno Breunig

A comunidade São Francisco Xavier escolheu como denominação patronímica da escola o líder comunitário Benno Breunig, falecido em abril de 1984. A área onde a escola foi construída foi doada pelos seus familiares.

Além de dedicação ao trabalho e à família, Benno Breunig também gostava de ajudar sua comunidade, Santa Tecla, atuando sempre nas comissões organizadoras das festas evangélicas, e demais festas populares organizadas em Santa Tecla, tendo sido festeiro da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires. Como bolonista participou de diversos grupos, como da Sociedade de Bolão Progresso de Santa Tecla e da Sociedade de Bolão de Arroio Grande, chegando a presidente do Grupo de Bolão Gaúcho e do Grupo de Bolão Riachuelo. Também foi sócio-fundador do Santa Tecla F.C.

Benno Breunig é natural do interior, Linha Julieta, na divisa com Santa Cruz do Sul, onde nasceu a 7 de junho de 1925, e residiu também em Linha Saraiva, tendo se dedicado à agricultura e marcenaria. Somente aos 21 anos de idade é que fixou residência no bairro Santa Tecla. Casou com Jenny e teve três filhos: Renato, Reloto e Hilário. E foi em Santa Tecla, a partir de 1959, que Benno Breunig iniciou um matadouro e açougue cuja atividade ficou sob a responsabilidade de seu filho Hilário Breunig até o ano de 2006, quando este estabelecimento foi vendido para a família Santos que é atual proprietária do referido estabelecimento.

Benno Breunig tem seu nome perpetuado como patrono deste prédio escolar, também é denominação de uma rua que liga o bairro São Francisco Xavier com a Rua Fernando Manoel Schwingel, no próprio bairro Santa Tecla.

 

Glossário

Alvorada festiva é uma comemoração festiva com foguetes, músicas, logo no clarear do dia.

Degustação é fazer a prova de alguma comida ou bebida para sentir o sabor.

Patronímica é o que descende do nome do pai ou de anscedentes. 

Líder comunitário é o maior representante de uma comunidade.

Bolonista é quem joga bolão.

Marcenaria é o local onde trabalha o marceneiro, responsável por fazer trabalhos com a madeira.

Matadouro é o local onde se faz o abate de animais - bois, porcos e outros.

Perpetuado é alguma coisa que dura por muito tempo, para sempre.

Produzido por alunos da turma de 4º ano do Ensino Fundamental da Emef Benno Breunig, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral. A professora que coordenou o trabalho foi Marta Cristine Costa.

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui