Colégio Professor José de Oliveira Castilhos / Coopeva

O colégio tem suas raízes na Rede de Educandários da CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade) iniciada em 29 de Julho de 1943 em Recife – Pernambuco.

Esses ideais cenecistas atingiram nosso município de Venâncio Aires em 18 de fevereiro de 1962 para a instalação do Setor Local da CNEC.

No dia 10 de março de 1963, iniciaram-se as aulas no Ginásio Prof. José de Oliveira Castilhos, com 120 alunos, no prédio do Grupo Escolar Monte das Tabocas. Porém, a autorização para o funcionamento só veio em 23 de abril do mesmo ano. Por isto, é considerada está a data oficial do aniversário da escola. O Colégio Professor Jose De Oliveira Castilhos passou a localizar-se na rua Jacob Becker, 1873 - Centro, Venâncio Aires - Rio Grande Do Sul.

O Dr. Albino Fiss, foi fundador do colégio professor José de Oliveira Castilhos, onde lecionou ininterruptamente durante 12 anos. Albino faleceu em 30 de outubro de 1974.

O nome José de Oliveira Castilhos foi em, homenagem a um dos primeiros professores de Venâncio Aires, homem de hábitos simples, que aqui chegou em 1920 e que era um amante da natureza. Suas aulas, sempre que possível, eram dadas ao ar livre.

Escola Cenecista de 1º e 2º Graus Professor José de Oliveira Castilhos e Colégio Cenecista Professor José de Oliveira Castilhos, foram denominações da Escola enquanto ligada à rede Cenecista e teve como primeiro diretor Gleno Ricardo Scherer (1963). No período Cenecista, a escola foi palco de cursos profissionalizantes como: curso de pedreiros, estofador, malharia entre outros. Em 1974 escola sob a direção do professor Almedo Dettemborn a escola organizou o festival belas vozes que continuou a ocorrer durante alguns anos. Também durante muitos anos o colégio Oliveira destacava-se em desfiles cívicos por conta da banda da escola que se destacava entre as melhores.

Após quarenta anos de desafios, suores e conquistas, vinculada à Rede Cenecista, o Colégio transfere oficialmente no dia 23 de dezembro de 2003 a sua mantenedora, à Coopeva- Cooperativa de Profissionais em Educação de Venâncio Aires - e passa a designar-se Colégio Professor José de Oliveira Castilhos. Tendo como objetivo abrir espaços e oportunidades que possibilitem o cultivo de dons, tendências e virtudes pessoais, o processo educativo procura oportunizar o comprometimento na construção do conhecimento através de aprendizagens significativas. Oferecer um ambiente escolar comprometido com o desenvolvimento integral da pessoa humana, primando por uma relação de amizade e respeito entre todos.

O Colégio Professor José De Oliveira Castilhos oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: internet, banda larga, parque infantil, refeitório, biblioteca, quadra esportiva, quadra esportiva coberta, (a quadra é utilizada durante o dia pelos alunos da escola. Além disso, o espaço é cedido para aulas de patinação e treinos da escolinha da Assoeva durante oito horas semanais, à noite, é alugado para pessoas que jogam futsal), laboratório de ciência, laboratório de informática, auditório, pátio descoberto, área verde, sala do professor e alimentação. Turno Integral para Educação Infantil; Turno Integral para Ensino Fundamental (séries e anos iniciais). O colégio Oliveira também disponibiliza salas de aula para o Colégio Erico Veríssimo que ministra o curso técnico de enfermagem.

Atualmente a escola conta com um quadro de funcionários composto por: 22 cooperados entre professores e secretárias, cinco estagiários e três funcionárias pelo regime CLT. O atual diretor da escola é o professor Jair Paulo Freitag e a escola conta com um número de 150 alunos.

Produzido por alunos da turma de 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

Glossário

Lecionou é dar aulas

Ininterruptamente é o mesmo que sem parar. Fazer algo sem parar.

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui