Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer, que está localizada na rua Pedro Grünhauser, número 897, no bairro União, completou em maio deste ano (2022), 41 anos de lindas histórias. Atualmente, a escola atende cerca de 400 alunos, com uma turma de pré A e B, turmas de anos iniciais de 1° ao 5° ano manhã e tarde e turmas de anos finais do 6° ao 9° ano, manhã e tarde. Gradualmente neste ano, está tendo continuidade o projeto de turno oposto, (implantado no ano de 2007), onde alunos do 1° ao 3° ano desenvolvem atividades no turno inverso ao da aula. Para atender aos alunos, a escola conta com um quadro de 43 funcionários, sendo 38 professores e cinco funcionárias.

Atualmente estão na direção da escola, as professoras Márcia Hinterholz Hickmann, como diretora, professora Liliana Becker Moraes como vice-diretora da manhã e professora Alexsandra Nedwed como vice-diretora da tarde. A escola já passou por várias reformas e aumentos, hoje conta com salas de aulas climatizadas e equipadas com televisão, sala de recursos, secretaria, sala da orientação escolar, sala da supervisão escolar, refeitório, sala dos professores, um grande acervo de livros na Biblioteca Jorge Amado, um laboratório de informática com 28 chromebooks fixos, pracinha, ginásio de esporte e pátio ao ar livre.

Como tudo começou

Para atender as famílias da comunidade da parte baixa da cidade, principalmente da Vila Mayer, como era conhecido o atual bairro União, por volta de 1978, surgiu a necessidade de se ter uma escola na vila, pois as famílias precisavam levar seus filhos até a escola Monte das Tabocas, que na época era a mais próxima.

Na entrevista feita pelos alunos do 4° ano com a orientadora Maria Susana de Carvalho, que foi uma das primeiras professores da escola, ela relatou que “com a união dos moradores e apoio da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), no dia 10 de maio de 1981, a Escola Cenecista de 1° Grau Incompleto Professora Odila Rosa Scherer passou a funcionar. Em Assembleia Geral, os moradores aprovaram por unanimidade dar à escola o nome da professora Odila Rosa Scherer, esposa do ex-prefeito Alfredo Scherer (ambos falecidos), em reconhecimento ao respeito, amor e dedicação com que ela tratava a todos, principalmente seus alunos”.

O modelo implantado na vila, foi um projeto do governo para atender as crianças que não tinham condições de pagar uma escola particular. Os pais contribuíam com uma mensalidade, e assim, a diretora juntamente com o conselho comunitário, administrava o dinheiro, pagando o salário dos professores, a água e luz, comprando produtos para a alimentação e limpeza da escola. Por ser mantida pela comunidade, a escola também era utilizada para outros eventos, como velórios, missas, encontros de jovens e reuniões.

No início de suas atividades, a escola tinha 57 alunos de Pré até a 3ª série, atendidos em duas salas. Tinha como professores cedidos: Luci Aucinda Lopes que era diretora e professora do Pré, Silvane Maria Weber da 1ª série e Sonia Haas professora da 2ª série e 3ª série. O desejo da comunidade era de aumentar a escola, ampliando as séries ofertadas. De 1990 até o ano 2000 a escola passou por mudanças na sua estrutura, e ao longo do tempo, foi aumentando seus espaços físicos e o quadro de professores, passando a atender alunos até a 8ª série.

Em 1997 a escola deixa de pertencer a CNEC, e passa a ser administrada pela prefeitura municipal, tornando-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Odila Rosa Scherer. Sendo assim, em 2001 a administração municipal daquele ano constrói um novo ginásio de esportes, que é utilizado até hoje. Já no ano de 2003, foi realizado um novo aumento nas instalações, e a escola passa a contar com mais 598m², distribuídos em dois pavimentos para atender mais salas de aula, sala dos professores, laboratório de ciências, refeitório e cozinha.

Um pouco sobre a vida da Professora Odila

Em um trabalho realizado pela escola, tendo como título: 'Vida e obra da Professora Odila Rosa Scherer', é possível perceber como a Professora Odila era envolvida na educação e amava o que fazia. Nascida em 22 de setembro de 1908, na localidade de Taquari Mirim, anos mais tarde sua família fixa residência em Linha Mangueirão, onde lá ela cresceu e viveu sua infância e adolescência. Odila queria continuar os estudos, e com a concordância de seu pai, foi para Porto Alegre e formou-se no Magistério em 1929. Começa a trabalhar naquele mesmo ano, primeiro em Vera Cruz, após transferida para Linha Travessa - Venâncio Aires, onde atendia alunos da 1ª a 5ª série ao mesmo tempo.

Em 1930, Odila se casa com Alfredo Scherer, e começa a dar aulas numa casa ao lado da residência de sua sogra, atendia alunos necessitados, frequentando alunos da 1ª a 4ª série, ao mesmo tempo. Tinha 38 lugares a capacidade da sala, onde com o aumento das matrículas, passou a dar aulas em dois turnos. Ali trabalhou por 21 anos. Odila era muito zelosa e compreensiva, comprometida com sua comunidade, também foi catequista. No ano de 1949, dona Odila e Alfredo Scherer foram festeiros da Festa de São Sebastião Mártir. O lucro extraordinário permitiu que as duas torres da Igreja Matriz fossem erguidas. Em 1966, Odila conquista sua aposentadoria. Como primeira-Dama por quatro mandatos de seu marido Alfredo Scherer, foi atuante na sociedade, auxiliando com ajuda material e orientações à população que dela precisavam.

Principais eventos e promoções da Escola:

  • CAMINHADA LUMINOSA: Uma das programações que já é tradição na escola é a 'Caminhada Luminosa', onde todos os anos ela acontece em uma noite antecedendo o Domingo de Páscoa. A comunidade escolar participa dessa caminhada vestindo roupas claras e carregando uma fonte de luz, e assim, percorrendo as ruas em torno da escola refletindo e pensando em nossas vidas.

  • NOITE TRADICIONALISTA: No mês de setembro ocorre a 'Noite Tradicionalista', um evento voltado ao tradicionalismo gaúcho, com apresentações dos alunos e convidados especiais. Esse momento de valorização de toda a nossa tradição e do resgate de nossas raízes, é muito apreciado pela comunidade escolar.

  • GINCANA: Um dos momentos aguardados pelos alunos é a tradicional gincana, realizada todos os anos ela envolve alunos, famílias e comunidade na realização de tarefas. No ano de 2001 uma das tarefas da gincana era criar a bandeira da escola. A bandeira vencedora foi a da aluna Roberta Melise Coutinho, que hoje é um dos símbolos da escola.

  • ESPORTE: A escola Odila aposta e incentiva a prática de esportes. Oferecendo horários de treinos, onde prepara os alunos para os Jogos Escolares de Venâncio Aires (Jeva) e para os Jogos Escolares do Rio Grande do Sul (Jergs).

  • PROJETOS: Nossa escola acredita na potência que os projetos desenvolvidos em sala podem refletir na aprendizagem. Para isso, durante o 1° semestre é reservado uma data para nossa Mostra Pedagógica de Trabalhos, onde são feitas apresentações de trabalhos e projetos desenvolvidos pelos nossos alunos. Neste ano também fomos contemplados com o projeto Lego: First Lego League Discover, na categoria de 3 a 6 anos. Através de uma seleção feita pela First a escola foi aprovada a participar, cujo objetivo do projeto é engajar os estudantes na aprendizagem 'Steam' (em inglês, ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática). Sendo assim, fomos recebendo o material e desenvolvendo em parceria com o IFSul o projeto, de acordo com as etapas solicitadas.

  • BANDA MARCIAL: Um sonho da direção da escola era de se ter uma banda marcial, neste ano foi realizada uma ação entre amigos, com o objetivo de levantar o valor para a aquisição dos instrumentos musicais. Neste mês de agosto, começaram os ensaios da banda marcial com os alunos dos anos finais, a previsão é que a estreia seja no desfile de 7 de setembro do município.

  • HINO DA ESCOLA: O hino é um dos símbolos da nossa escola. Escrito por Antônio Correa Flores, morador da comunidade e pai da aluna Priscila Flores, que na época foi quem deu voz ao hino, sendo entoado até os dias atuais na mesma versão.

 

CONHEÇA A LINHA DO TEMPO DAS DIRETORAS DA ESCOLA:

 

LUCI AUCINDA LOPES 1981 -1984

LEILA ADAMS 1985 - 1987

ELTON JOSÉ HECK 1987 -1989

MARIA SUSANA CARVALHO 1989 – 1997

ILVA MILITÃO 1997- 2001

NELCI EDWIGES WESCHENFELDER - RESPONSÁVEL INTERINA

DANI ENI BECKER - RESPONSÁVEL INTERINA

VANI MARIA SCHUH 2011 – 2004

RAQUEL ADRIANE SEHNEM 2005 – 2009

CLARICE BECKER JUNGES 2009

KATYA CELESTE LANDARIM BERRO 2010 - 2011

ADRIANA DE FÁTIMA HAAS 2011

MÁRCIA HINTERHOLZ HICKMANN 2012 ATÉ O MOMENTO.

 

HINO DA ESCOLA

AUTOR: ANTÔNIO CORREA FLORES

 

SÃO MUITOS ANOS DE HISTÓRIA

NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO ODILA ROSA SCHERER

DA FORÇA E DEDICAÇÃO

EM TANTAS LUTAS E VITÓRIAS

COM MUITA DETERMINAÇÃO

TRAZENDO O ENSINO A MEMÓRIA

A NOSSA GRANDE NAÇÃO.

 

SALVE ODILA ROSA SCHERER

SALVE COM MUITA EMOÇÃO

SALVE SEUS EDUCADORES

ESTA É A NOSSA GRATIDÃO

 

COM TODOS ESSES ANOS DE GLÓRIA

CHEGANDO A ESTA CONSAGRAÇÃO

COLÉGIO ODILA ROSA SCHERER

DANDO SUA CONTRIBUIÇÃO

TRAZENDO A CULTURA À TODOS

AQUI NO BAIRRO UNIÃO

PROSPERIDADE NO FUTURO

PRA GRANDEZA DA NAÇÃO.

 

******************************************************************************************************************************************************

Produzido por alunos da turma de 4º ano da Emef Professora Odila Rosa Scherer, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

Glossário

Gradualmente é algo feito em etapas

Unanimidade uma ação, projeto aprovado por todas as pessoas

Concordância é o mesmo que concordar.

Zelosa é uma pessoa atenciosa, cuidadosa.

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui