Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira

A primeira escola da localidade foi fundada em 1918. A escola era particular e mantida pela própria comunidade; localizava-se onde atualmente está situado o cemitério Católico de Vila Deodoro. Esta escola atendia cerca de 20 alunos de 1° a  4° ano com apenas um professor e só havia ensino em Língua Alemã. Mas a partir de 1932, no 1° ano o ensino era em alemão, o 2° ano do ensino era misto: português e alemão e no 3° e 4° ano somente em português. Esta escola teve seu funcionamento até o ano de 1942. Após houve a proibição do ensino das disciplinas em Língua Alemã. 

Em 1943 foi construída a primeira escola estadual em terreno desapropriado do Sr. Helmuth Sell, prédio este, localizado defronte o local onde atualmente é a Igreja São José de Vila Deodoro. Devido às precárias condições do prédio, o mesmo foi interditado e as aulas passaram a ser ministradas na antiga subprefeitura, na capela São José e no salão do Sr. Orlando Schulz. Até então funcionavam somente turmas de currículo e a escola denominava-se Grupo Escolar Marechal Deodoro. 

De 1969 a 1976 a escola denominava-se Escola Rural Marechal Deodoro. 

Em 14 de abril de 1972 foram desapropriadas as terras do Sr. Meno Sebaldo Schuch, Edmundo Dattein e Alberto Schweickhardt, num total de pouco mais de dois hectares, onde situa-se o atual prédio da escola e uma casa construída com o material do prédio interditado. 

Mudanças

A escola teve que trocar o nome de Escola Rural Marechal Deodoro, porque já existia outra escola no Estado com o mesmo nome, então a comunidade se reuniu e decidiu homenagear o primeiro escrivão distrital do Cartório de Registro Civil de Vila Deodoro chamado Sebastião Jubal Junqueira. 

No ano de 1975 vieram religiosas franciscanas à vila que assumiram a direção da escola até 1988 e também atuavam como professoras. 

Em 1973, o parecer n.° 25/73 autorizou o funcionamento da 6ª série, em 1974, o parecer n° 216/74 autorizou o funcionamento da 7ª série e em 1979, o parecer nº 896/78 , autorizou o funcionamento da 8ª série, havendo reorganização da escola pela Portaria de Reorganização 20894 de 27/09/1979, sendo que de 1977 a 1979 a escola denominava-se Escola Estadual de 1° Grau Incompleto Sebastião Jubal  Junqueira. Passou a denominar-se Escola Estadual de 1° Grau Sebastião Jubal Junqueira do ano de 1979 a 1998. 

Em 24 de fevereiro de 1989, pela portaria 2344, foi autorizado o funcionamento do Jardim de Infância Nível B. 

Em 1999 a escola foi municipalizada denominando-se Escola Municipal de Ensino Fundamental Sebastião Jubal Junqueira e em 2000 a escola retornou para o Estado denominando-se Escola Estadual de Ensino Fundamental Sebastião Jubal Junqueira. 

A partir de 28 de março de 2001, através da portaria de autorização do Ensino Médio, a escola passou a denominar-se Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira atendendo as necessidades dos alunos da região e concretizando um sonho antigo da comunidade. A escola localiza-se no 3º distrito de Venâncio Aires, distante 25 quilômetros do Centro da cidade. 

Dias atuais

Atualmente a Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira é gerida por Adriana Inês Scheibler (diretora), Eara Luisa Luft Henckes (vice-diretora). 

O espaço físico disponível caracteriza-se por construções em alvenaria, no total de 1076 metros quadrados. 

O educandário tem 178 alunos, distribuídos em Ensino Fundamental Séries Iniciais, uma turma composta por 1°, 2° e 3° ano (multisseriada) e outra turma multisseriada composta pelo 4° e 5° ano. As turmas do Ensino Fundamental Séries Finais e Ensino Médio têm uma turma de cada ano.

***********************************************************************************************************************************************************************************************************************Produzido por alunos da turma de 4º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Sebastião Jubal Junqueira, este conteúdo é uma das produções do desafio Minha Escola na História, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História. O desafio, que mobilizou 23 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, tinha como objetivo mobilizar as instituições de ensino a escreverem reportagens que relatassem a história do educandário e possa servir de pesquisa para alunos e a comunidade em geral.

Glossário

Desapropriado é algo que não conseguiu se apropriar, teve que sair, deixar.

Subprefeitura é um nível administrativo que está abaixo da prefeitura.

Multisseriada é o que tem várias séries juntas.

fotos

quiz sobre Minha Escola na História

QUIZ | Escola José Duarte de Macedo

responda aqui