A-gentes contribuem para a preservação do meio ambiente

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos, localizada no bairro Aviação, são desenvolvidas diversas ações ambientais. Criado em 2015, o projeto Agentes Ambientais conta com a participação de 19 alunos dos anos finais do ensino fundamental e é coordenado atualmente pela professora Girlene Simone Manganelle. O grupo está à frente do planejamento e execução da destinação dos materiais arrecadados. Na escola são coletados papéis, tampas plásticas, lacres, materiais escolares usados ou estragados, vidros de conservas, esponjas velhas, roupas usadas e óleo saturado. Também são responsáveis por cultivar uma horta, assim como, acondicionam e fazem a distribuição do biofertilizante que é produzido pelo biodigestor.

“A-gente no meio ambiente", lido dessa forma, tem duplo sentido: agente, como ser de ação e a gente, como ser humano que faz parte do meio ambiente”, explica Girlene em entrevista a turma do 4º ano A. O objetivo do grupo ambiental é que a comunidade possa ter consciência dos seus atos e do seu papel enquanto ser integrante do meio ambiente. 

Descrição da foto: Professora Girlene Simone Manganelli com integrantes do grupo ambiental (Vitor Hugo da Cunha, Naiane Marina Renz, Yasmim Fernanda Ferreira e Raiana Almeida da Silva) após a entrevista. (Foto: Taisa Felipe Gomes de Oliveira

 

Durante o período da pandemia (COVID-19) as ações do grupo ambiental foram suspensas, mas no ano de 2021 foram reativadas, quando a professora Grasielle Hoffmann Vogt, desenvolveu com os alunos dos terceiros anos o projeto: O caminho do lixo, no qual, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e compreender para onde vai e o que acontece com o lixo depois que sai de nossas casas. A partir disso, começaram a coletar os restos de papéis em todas as salas de aula e entregar no CAPS (Centro de Atenção Psicossociall), onde há uma Associação de pacientes e familiares que fazem a reciclagem deste material. Nessa mesma época também se iniciou a coleta das esponjas e materiais escolares, os quais são destinados a empresa TerraCycle, a qual em parceria com a Faber-Castell e a Scotch-Brite, fazem a reciclagem desses materiais. Já as tampinhas e lacres recolhidos foram doados para instituições como PARESP, ONG Amigo Bicho e Hospital São Sebastião Mártir.

 

Descrição da foto: Professora Grasielle Hoffmann Vogt fala sobre o acondicionamento dos  materiais  para a turma do 4ºano A.(Foto: Eliane Kroth)

Com essas ações, que devem continuar ao longo dos próximos anos, a escola Dois Irmãos pretende, a curto prazo, demonstrar que a redução, reaproveitamento, reutilização e reciclagem do lixo é possível. A longo prazo espera-se que haja conscientização sobre a importância de dar a destinação correta ao que descartamos, assim como, que se perceba que não é uma tarefa difícil, mas que apenas é preciso cada um fazer a sua parte.

 

****************************************

Produzido por alunos de 4º ano do Ensino Fundamental da Emef Dois Irmãos, este texto é uma das três produções vencedoras no desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.

quiz sobre Desafio Responsabilidade Ambiental: apoio Alliance One e América Tampas