Na Escola de Ensino Fundamental Dom Pedro II vem discutindo-se sobre um projeto de recuperação do solo, este projeto é desenvolvido pela turma de 4° ano e tem como título “Solo fértil, culturas adequadas”. Durante as pesquisas e ações desenvolvidas pelos alunos está o mutirão de limpeza, que aconteceu no dia 5 de julho, na manhã de uma quarta-feira, no qual alguns pais fizeram-se presentes para auxiliar alunos e direção da escola na poda das árvores e coleta de amostra de solo da horta.
Durante o desenvolvimento do projeto da turma foi possível perceber e identificar que a horta, presente na escola, não demonstrava fertilidade no solo, pois as culturas ali plantadas não se desenvolviam como deveriam, por este motivo iniciou-se os estudos e foi identificado que não havia entrada solar suficiente para que as plantas pudessem desenvolver a fotossíntese. Neste dia, os alunos realizaram a retirada de uma amostra do solo da horta para ser enviada ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, um dos parceiros do projeto, para que eles pudessem em parceria com a UNISC realizar a análise do solo, para que assim a turma possa desenvolver ações, juntamente com o grupo ambiental da escola, para recuperação do solo da horta, trazendo assim maior produtividade.
Em entrevista com a professora de ciências e coordenadora do grupo ambiental na escola, professora Mara Pilz, ela nos relata que “a atividade do projeto já fez a diferença, pois já entrou sol e as plantas se desenvolveram, com o sol as plantas fizeram a fotossíntese”. A Vice-diretora Júlia Ferreira ressalta que “com as ações que os alunos estão realizando na escola irá trazer benefícios não só na horta, mas a turma conseguiu trazer as famílias para dentro da escola”.
Agora, com o projeto em desenvolvimento, a amostra de solo coletada e ações para o recuperação da horta, os alunos ainda irão organizar uma roda de conversa para apresentar à direção da escola, professora Mara Pilz e grupo ambiental quais serão os próximos passos para deixar o solo da horta protegido e rico em matéria organiza, suprindo ainda as necessidades que foram apresentadas na análise do solo.
No final os alunos irão vender a lenha cortada, oriunda da poda, e utilizar o valor arrecadado para confeccionar material personalizado do projeto para a turma.
*****************************************************************************
Produzido por alunos de 4º ano da Escola EMEF Dom Pedro II para o desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.