Uma das grandes preocupações da turma do Quarto Ano da Escola São Judas Tadeu, localizada no bairro Grão Pará, refere-se aos cuidados com o desperdício e poluição da água potável. Ao longo dos últimos meses, a turma está desenvolvendo estudos sobre o uso consciente da água, bem como analisando as consequências da poluição ambiental em relação à saúde humana. Para isto, foram realizadas pesquisas, entrevistas, tabulação de dados e cartazes publicitários para a conscientização da comunidade escolar.
Orientados pelo projeto de pesquisa “Como Fazíamos sem...”, a turma realizou estudos sobre a qualidade da água em tempos passados, e constatou-se que historicamente a humanidade sempre se preocupou com o assunto, pois sabiam que a água, mesmo aparentemente limpa, poderia provocar graves doenças e até mesmo levar à óbito. Dessa forma, desde muito cedo, a humanidade testou formas de purificação de água, alguns inclusive testados em sala de aula.
Foram realizadas entrevistas com os familiares dos estudantes, e conforme os dados coletados, as grandes preocupações ambientais referem-se ao descarte inadequado de lixo, consequente poluição e também sobre o consumo exagerado da água com isso, os alunos refletiram sobre ações possíveis para sanar os problemas mencionados.
As famílias se preocupam com o desperdício da água, utilizando-a com consciência em ações diárias, verificam vazamentos e procuram fazer o reaproveitamento usando-a para regar as plantas. Além disso, praticam a separação de resíduos para facilitar a coleta seletiva, pois conforme dados apresentados pela profissional Ligiane Ângela Weber, formada em química industrial e atua como responsável sobre a análise da qualidade da água dos poços artesianos da região “diversos materiais demoram séculos e até milênios para se decompor, quando descartados indevidamente”. Além disso, os resíduos podem poluir a água, causar a proliferação de animais indesejados e nocivos para a saúde, podendo causar leptospirose, cólera e dengue. Existe também a preocupação com elevados índices de flúor presentes nas águas subterrâneas da região, podendo causar danos na dentição e nos ossos principalmente das crianças. Para a solução do problema estão sendo realizados estudos sobre a composição do solo da região, bem como a perfuração de poços mais superficiais.
Na Escola São Judas Tadeu também existe a preocupação ambiental em relação a economia de água e reaproveitamento do lixo orgânico. Conforme as funcionárias Elemara Cristiane Wachholtz e Denise Beatriz Halmenschlager, “dispomos de um biodigestor onde são depositados os restos de alimentos e cascas, dando origem ao chorume e ao gás utilizado no fogão para o preparo dos alimentos. O chorume é utilizado como fertilizante natural na horta da escola e também distribuído para a comunidade escolar.” As funcionárias ainda destacaram a necessidade de cada pessoa fazer a sua parte e ter consciência sobre suas atitudes.
Para a conscientização da comunidade escolar sobre a importância do cuidado com a água e do lixo, a turma confeccionou cartazes publicitários sobre o tema e divulgaram seus estudos e preocupações com as turmas da escola, pensando na saúde e futuro da humanidade, pois de acordo com a afirmação de Ligiane Weber, “é preciso conscientizar as pessoas, pensando em sustentabilidade.”
**********************************************************************************************************************************************************************************************************
Produzido por alunos de 4º ano da Escola EMEF São Judas Tadeu para o desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.