Gaspar e suas responsabilidades ambientais

O Colégio Gaspar Silveira Martins é um dos educandários de Venâncio Aires e está situado na rua Tiradentes, número 1281, no centro do município. A escola realiza diferentes ações ambientais com o intuito de colaborar com o Meio Ambiente, visando conscientizar os estudantes e toda comunidade escolar sobre os cuidados necessários com o mesmo. Dentre as propostas realizadas na instituição, estão: a separação do lixo realizada nas salas de aula e nos demais ambientes, a coleta de óleo de cozinha para confecção de sabão e encaminhamento correto do descarte e o recolhimento de materiais recicláveis como tampinhas, lacres, pilhas e esponjas.

A participação dos estudantes, profissionais e famílias acontece durante o decorrer de todo ano, pois contam com caixas de coleta na recepção da escola e com projetos realizados pelas turmas. Os estudantes que estão no 3º ano do Ensino Fundamental I e frequentam o turno inverso, reutilizam o óleo na produção de sabão, também recebem e encaminham o que é coletado para a Afubra. No ano de 2023, a turma de 6º ano A, a partir de estudos realizados em sala de aula que abordaram o Meio Ambiente, realizou uma gincana entre as turmas da instituição para arrecadar tampinhas, óleo, pilhas, material escolar e esponjas, visando o descarte correto desses objetos.

Segundo a professora Rosana Schaefer, o projeto intitulado “Lixo Zero” é realizado há alguns anos na escola, tendo como principal enfoque conscientizar e incentivar as pessoas a fazerem a destinação correta de materiais. Esse ano, o projeto voltou com mais força, por meio de ações como a campanha lançada pelo 6º ano A, na disciplina de Ciências. O intuito foi o recolhimento de pilhas e baterias usadas, óleo de cozinha, esponjas, tampas plásticas e materiais escolares usados. Nessa primeira etapa da campanha foram recolhidos 4.522 pilhas; 90L de óleo de cozinha; 145 esponjas; 570 materiais escolares e 24.790 tampas plásticas.

Os 6º anos B e C, participam do projeto realizando a observação do recreio escolar um dia por semana, identificados com um boné personalizado escrito “Lixo Zero”. O objetivo é se notar presente e verificar as atitudes dos demais estudantes em relação a “jogar lixo no chão”, relata a professora Lisandra Beckenkamp. Após alguns meses dessas ações, os estudantes irão adotar outras, tudo para tornar o ambiente escolar cada vez melhor.

Para o estudante do 4º ano C, Caetano Frantz, “as ações realizadas na escola são importantes pois estamos contribuindo com o Meio Ambiente e com isso conseguiremos deixar o planeta mais sustentável para as gerações futuras”.

O principal objetivo da escola em suas propostas ambientais é conscientizar a população sobre os impactos que a ação humana pode causar na natureza, mostrando formas e a importância de colaborar com atitudes diárias, que poderão ajudar no futuro de cada um.

Separação de lixo realizada em diferentes espaços da escola

 

Projeto “De olho no óleo” - Cartazes de conscientização e ponto de coleta

 

Caixas para coleta de materiais recicláveis estão na recepção da escola para depósito dos estudantes e da comunidade em geral.

 

Caetano estudante do 4º ano C do Colégio

 

 

Professoras Rosana e Lisandra, a responsáveis pelo projeto “Lixo Zero"

 

Estudantes do 6º ano que realizam conscientização no recreio

 

**********************************************************************************************************************************************************************************************************

Produzido por alunos de 4º ano da Escola Colégio Gaspar para o desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.

quiz sobre Desafio Responsabilidade Ambiental: apoio Alliance One e América Tampas