O projeto das turmas do 2º e 3º anos, ajudou muito a escola Narciso Mariante de Campos, de Linha Tangerinas, com o Minhocário e o rumo do material orgânico. O projeto: “A Mágica das Narcisetes: Transformando e Reciclando”, que começou dia 03 de março de 2023, possui 14 participantes e o nome da professora da turma é Claudia Luana Santiago. A ideia desse projeto é colaborar com o Viveiro Nativo que faz parte do projeto Sementes das turmas do 4º e 5º anos, e surgiu depois da professora Claudia ter feito uma atividade com sua turma que falava sobre os animais, então resolveram estudar sobre as minhocas.
Os alunos queriam fazer um projeto sobre isso e tiveram como solução criar um minhocário. O nome surgiu após um aluno falar sobre magia e toda a turma gostou da ideia. Logo depois queriam trazer um pouco do nome da escola e todos concordaram que o nome seria “A mágica das Narcisetes: Transformando e Reciclando”. Os materiais usados no projeto incluem baldes (15 kg), terra, matéria orgânica para o minhocário, TNT, folhas e o que é muito importante minhocas.
Dizendo os participantes do projeto que o melhor tipo minhoca para o minhocário são as californianas, explicaram o que pode, e não pode, colocar no minhocário, como "não pode colocar cascas de laranja, pois são muito ácidas para as minhocas, coisas com tempero e sal pode prejudicar a pele das minhocas, pode colocar cascas de todos os tipos menos as cítricas".
O chorume que é o líquido que sai do minhocário, serve para adubar as plantas, e já está evoluindo muito no projeto, e o minhocário já produziu duas garrafas, sendo uma de 500 ml e a outra se 600 ML.
Esse projeto possui várias parcerias, Sindicato Rural de Venâncio Aires, Secretaria do Meio Ambiente, Professora Norma Barden, Emater, Casinha Verde, e padaria Schuh que doou os baldes. O projeto minhocário pretende apresentar a sua iniciativa em vários lugares como a MOMPI (Mostra Municipal de Pesquisa e Inovação) e na Feira de Empreendedorismo da escola.
A evolução do projeto está indo bem, pois em um momento as minhocas se perderam, e foram para o lugar errado, e tiveram que refazer. A professora da turma acha que o projeto pode evoluir ainda mais ao passar do tempo, pois pretendem colocar as minhocas em uma caixa maior e aberta.
Esse projeto é uma grande iniciativa em prol do Meio Ambiente tanto para a escola quanto para as famílias e a comunidade, os alunos falaram que acham o projeto muito legal e divertido, e acreditam que esse projeto pode mudar sua escola para melhor.
**********************************************************************************************************************************************************************************************************
Produzido por alunos de 4º ano da Escola EMEF Narciso Mariante de Campos para o desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.