Cuidar do jardim é cuidar do outro.
A jardinagem pode ser praticada em qualquer ambiente, até em ambientes reduzidos e menores, independe do espaço disponível, apenas requer atenção e amor.
A jardinagem estimula a criatividade, a memória visual e melhora habilidades motoras, tendo um efeito motivador e relaxante. Ela tem inúmeros benefícios na manutenção da saúde mental e é indicada para todos, em qualquer idade.
Dessa forma, é possível construir uma consciência educacional, ecológica e cidadã desde cedo. Além disso, é comprovado que viver em ambientes mais arborizados contribui para a melhoria da qualidade de vida, da respiração pulmonar e atua no desenvolvimento psicológico e social das crianças e adolescentes.
O contato com a natureza é uma experiência muito válida para crianças e adolescentes, onde as atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, limpar, podar, regar não só constituem um ótimo exercício físico, como também representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, o que o contato com as coisas da natureza consegue proporcionar. A criação de um projeto que visa à implantação de um jardim em uma escola, é uma maneira de potencializar a aprendizagem e o interesse dos alunos pelo meio ambiente e de como devemos cuidá-lo.
Ao construí-lo e cultivá-lo podemos aprender muitas coisas. As crianças o encaram como fonte de tantos mistérios! Ele nos ensina os valores da emocionalidade com a terra: a vida, a morte, a sobrevivência, os valores da paciência, da perseverança, da criatividade, da adaptação, da transformação, da renovação”. Podemos reverenciar o ato de abordar diferentes conteúdos de forma interdisciplinar, trabalhando projetos que envolvem o meio ambiente na escola, por exemplo, ao montar uma horta ou um jardim na escola, professores de todas as áreas terão um laboratório vivo, podendo trabalhar variados temas. Entende-se que, para trabalhar esta educação permanente e dinâmica, como deve ser, é preciso criar na escola um ambiente capaz de envolver professores, funcionários em geral e também a comunidade
A proposta do projeto "Jardinagem na Escola" é que os estudantes participem de todo o processo:
- escolha das espécies a serem plantadas;
- reciclagem de materiais;
- plantio;
- manutenção.
Os alunos cuidam da escola, desenvolvendo um hábito relaxante e visando incentivar aos colegas, familiares e comunidade escolar sobre a importância de cuidar da natureza.
**********************************************************************************************************************************************************************************************************
Produzido por alunos de 4º ano da Escola EMEF Coronel Thomaz Pereira para o desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.