Aquapura: sustentabilidade hídrica através da captação, reaproveitamento e filtragem

  1. PROBLEMA       

            1.1. PROBLEMA

            Necessidade de desenvolvimento de soluções criativas de reaproveitamento da água da chuva e do ar condicionado em escolas e residências.

1.2. DESCRIÇÃO DO PROBLEMA

            Na falta de conscientização, muitas pessoas desconhecem os benefícios e as possibilidades de reaproveitamento da água da chuva e do ar condicionado. Isso pode dificultar a aceitação e a implementação das soluções propostas. A falta de conscientização sobre a importância da conservação de recursos hídricos pode ser um desafio a ser superado.

            Limitações de espaço e infraestrutura, a implementação de sistemas de reaproveitamento de água da chuva e ar condicionado pode ser desafiadora devido a limitações de espaço e infraestrutura existentes nas escolas e residências. É necessário considerar a disponibilidade de espaço para instalação de tanques de armazenamento, tubulações e outros componentes necessários.

            Manutenção e monitoramento: Os sistemas de reaproveitamento de água exigem manutenção regular e monitoramento para garantir seu funcionamento eficiente e a qualidade da água. A falta de conhecimento técnico ou recursos para realizar essa manutenção pode ser um desafio a ser enfrentado.

  1. OBJETIVOS

            2.1. OBJETIVOS GERAIS

  • Conscientização
  • Demonstração

Promoção da sustentabilidade

 

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

           

            Engajamento da comunidade escolar, envolver estudantes, professores, funcionários, famílias e membros da comunidade em geral no projeto, promovendo a participação ativa e o compartilhamento de conhecimentos e ideias sobre o tema.

            Implementação prática, estabelecer planos de ação realistas para a implementação das ideias e soluções propostas, considerando as características e necessidades específicas de cada escola e residência.

            Avaliação de impacto, monitorar e avaliar os resultados das medidas implementadas, medindo os benefícios ambientais, a economia de recursos naturais (como água) e o impacto na redução do consumo energético.

  1. METODOLOGIA

            Pesquisa e levantamento de informações, através da realização de uma pesquisa sobre o reaproveitamento da água da chuva e técnicas de eficiência energética para ar condicionado. Posteriormente a fase de identificar soluções existentes e boas práticas adotadas em outros locais. Ademais, a coleta de informações sobre o consumo atual de água e energia na escola e nas residências dos participantes.

            Sensibilização e conscientização, promoção de conversas e atividades educativas para conscientizar os alunos sobre a importância do reaproveitamento da água da chuva e o uso eficiente do ar condicionado. Também sempre explicando os impactos ambientais e econômicos positivos dessas práticas.

            Definição de ideias e soluções, realização de sessões de brainstorming com os alunos, em sala de aula, para gerar ideias de reaproveitamento da água da chuva e eficiência energética do ar condicionado. Fazendo isso, para encorajar a criatividade e a busca por soluções inovadoras.

            Elaboração das maquetes, com base nas ideias selecionadas, foi realizada a orientação com os alunos na criação de maquetes que representem soluções de reaproveitamento da água da chuva e eficiência energética do ar condicionado. Se fez o uso de materiais como papelão, papel, plástico e outros recursos disponíveis para construir as maquetes.

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

            Se observou com o projeto a importância da conscientização, em destaque a importância da conscientização sobre o uso sustentável dos recursos hídricos e energéticos. Explicando como a reutilização da água da chuva e a recuperação do calor do ar condicionado podem contribuir para a preservação desses recursos e reduzir o impacto ambiental. Mostrando aos alunos os benefícios econômicos, salientando os benefícios econômicos que podem ser alcançados com o reaproveitamento da água da chuva e do calor do ar condicionado. Percebendo como essas práticas podem resultar em economia de água potável e energia elétrica, reduzindo as contas de água e energia das escolas e residências.

            Redução da pegada ecológica, através da explicação de como o reaproveitamento da água da chuva e do ar condicionado pode ajudar a diminuir a pegada ecológica das escolas e residências. Foi possível destacar como essas práticas sustentáveis podem contribuir para a redução das emissões de carbono e mitigação das mudanças climáticas. Dento da metodologia de educação e engajamento, se reforçou a importância da educação e do engajamento da comunidade escolar e dos moradores das residências para a implementação dessas ideias. Além disso, foi incentivada a disseminação do conhecimento sobre o reaproveitamento da água da chuva e do ar condicionado, promovendo a participação ativa de todos.

            Viabilidade técnica e operacional: Apresente os aspectos técnicos e operacionais do projeto, demonstrando a viabilidade dessas soluções. Explique como as maquetes desenvolvidas representam as possíveis soluções práticas e como elas podem ser adaptadas e implementadas de acordo com as necessidades específicas de cada local. Desafios e soluções futuras: Mencione os desafios enfrentados na implementação dessas práticas e sugira possíveis soluções para superá-los. Discuta a importância de pesquisas contínuas e avanços tecnológicos para aprimorar essas técnicas de reaproveitamento da água da chuva e do ar condicionado.

            Incentivo à continuidade, com a finalização do projeto e a fomentação da continuidade do trabalho. Sugira a criação de um comitê ou grupo de sustentabilidade na escola ou na comunidade residencial, responsável por dar seguimento às ideias apresentadas e implementar as soluções propostas. Foi possível assim, fornecer uma visão abrangente aos alunos sobre a importância do reaproveitamento da água da chuva, bem como orientar sobre as próximas etapas para a implementação dessas práticas sustentáveis.

Figura 1- Criação do cartaz sobre o trabalho

 


Figura 2-Turma envolvida na criação do cartaz de apresentação do projeto.

 


Figura 3- Alunos e professora criando o filtro caseiro estudado e relatado no decorrer do projeto

 

Figura 4- Filtro após pronto.

 

Figura 5- Alunos canalizando os ar condicionados da escola.

 

Figura 6- Criação das maquetes, para demonstrar a importância da captação da água da chuva, tanto no espaço escolar como em nossas residências.

 

Figura 7- Criação das maquetes, para demonstrar a importância da captação da água da chuva, tanto no espaço escolar como em nossas residências.

 

Figura 8- Maquete da casa inteligente, com captação de água

 

Figura 9- Maquete da escola, “um sonho”, apresentando o potencial de captação de água, em todas as calhas e ar condicionados.

 

**********************************************************************************************************************************************************************************************************

Produzido por alunos de 4º ano da Escola Estadual de ensino médio Crescer para o desafio Responsabilidade Ambiental por Toda Parte, promovido pela Folha do Mate e o portal Venâncio na História, com apoio das empresas Alliance One Brasil e America Tampas. O desafio, que contou com a participação de 20 turmas de escolas públicas e privadas de Venâncio Aires, teve o objetivo de mobilizar os alunos a identificarem e registrarem boas práticas ambientais na sua comunidade escolar.

 

quiz sobre Desafio Responsabilidade Ambiental: apoio Alliance One e América Tampas