Já parou para se perguntar quem foi Venâncio Aires? Diferente do que a maioria das pessoas imagina, ele não teve nenhuma relação com o município e nunca esteve na cidade.
Venâncio de Oliveira Ayres era um advogado, político e jornalista de São Paulo. Ele nasceu em Itapetininga, em 12 de novembro de 1841. Foi amigo do poeta Castro Alves, defendeu o fim da escravidão e também apoiou o movimento que buscava a República – um sistema de governo diferente da Monarquia, que era a forma de administração do Brasil até 1889.
Em 1884, o jornalista Venâncio Ayres se mudou para o Rio Grande do Sul para atuar como editor-chefe do jornal A Federação. “Ele era um político muito influente no Partido Republicano Paulista, o PRP. Veio para o Rio Grande do Sul para trabalhar no jornal que era o principal meio de divulgação do partido, chamado de PRR no estado, e que tinha como militantes nomes como Borges de Medeiros e Júlio de Castilhos”, explica a historiadora Angelita da Rosa.
Venâncio Ayres casou-se com sua sobrinha, Ana Florisbela Gomes Pinheiro Machado, e se tornou fazendeiro em Santo Ângelo, além de um advogado bem-sucedido em Cruz Alta. Ele faleceu jovem, aos 43 anos, na colônia de Agudo, em Santo Ângelo, em 16 de outubro de 1885, sem deixar descendentes. Seus restos mortais estão enterrados em São Luiz Gonzaga.
O vice-governador do Rio Grande do Sul, Fernando Abott, era amigo de Venâncio Ayres. Quando o processo de emancipação da então Freguesia de São Sebastião Mártir chegou ao Governo do Estado, em 1891, ele ocupava o cargo de governador do estado. Fernando Abott, então, aproveitou para fazer uma homenagem ao amigo falecido e colocar o nome de Venâncio Aires no novo município.
Fonte: Livro Abrindo o Baú de Memórias e historiadora Angelita da Rosa
QUIZ | CLIQUE AQUI PARA TESTAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE QUEM FOI VENÂNCIO AYRES
QUIZ | Chimarrão
QUIZ | Venâncio de Oliveira Ayres
QUIZ | Biblioteca Pública Caá Yari
QUIZ | Clube de Leituras