Cortando ruas e bairros, venha conhecer mais sobre a antiga "estrada velha".
Armando Ruschel nasceu em 1902, em São Sebastião do Caí, no distrito de Nova Palmira, onde morou até ingressar na Faculdade de Medicina da UFRGS. Na década de 1930, transferiu-se para Venâncio Aires, onde, por mais de 50 anos, atendeu aqueles que lhe procuravam, mesmo quem não possuía dinheiro para as consultas. Inicialmente trabalhou apenas em seu consultório, mas em 1939 foi nomeado diretor sanitário - atual diretor clínico - do Hospital São Sebastião Mártir, cargo que permaneceu por 20 anos. Em 1970, voltou ao cargo, ficando por mais 4 anos. No âmbito comunitário, sempre dedicou-se a projetos e discussões, organizando diversas ações beneficentes. Também ocupo o cargo de presidente do Clube de Leituras - chamado Clube Comercial, na época - em 1941 e 1942. Por todos serviços prestados, recebeu o título de cidadão Venâncio-airense, em 1970. No ano de 1978, veio a falecer em sua residência, aos seus 76 anos de idade. Além de ter seu retrato exposto no hospital do município, também foi homenageado nomeando a rua que, cruzando vias e vidas, liga a Principal até uma das entradas do município.
Uma das mais antigas ruas de Venâncio, a Armando Ruschel - nomeada assim, a partir de 1982 - possui mais de oito quilômetros de extensão e desde a antiguidade, tem muita importância para o fluxo da cidade. Ligando o centro da cidade até a RSC-287, conecta o centro, o bairro, o interior e a rodovia. Desde seus primórdios, a Armando Ruschel, conhecida como "estrada velha", era muito utilizada por caminhoneiros que vinham de Santa Cruz, Rio Pardo e outras cidades próximas de Santa Maria. Evolui com o passar dos anos e viu crescer os bairros a sua volta, com casas e comércios. Hoje, já muito mais movimentada pelas suas rótulas e bifurcações, abriga residências, escolas, mercados, farmácias, postos de saúde e postos de gasolina.
Fundada em 1969, a força da comunidade, unindo fé e a devoção por Santa Rita de Cássia, já tinha sua sede na antiga - e já importante via de entrada para cidade - Armando Ruschel. Em 1986, através do poder comunitário, foi lançada a pedra fundamental para a construção de um ginásio, inaugurado dois anos após. Outro destaque, foi a construção de sua igreja, iniciada em 1992, e inaugurada em 1996, que é uma das referências do bairro.
Presente no município desde 1957, visava orientar e aperfeiçoar jovens ao trabalho no meio rural. Funcionou como internato até 1999, quando passou a ser uma escola de Educação Básica, e em 2007, passou a ter ensino médio. A escola leva o nome em homenagem ao médico, jornalista e político filho de imigrantes alemães. Wolfram defendeu a viabilidade econômico dos agricultores de pequena propriedade e lutou contra a degradação do solo.