Na tranquilidade da rua que leva o nome de um poeta, liga bairros e centro de Venâncio Aires.
Nascido em Porto Alegre, em 1831, Feliz Xavier da Cunha mostrou desde cedo sua aptidão na poesia, no entanto, dedicou-se inicialmente, para a imprensa partidária. Bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, ganhando destaque pelo seu brilhantismo. Na capital gaúcha, colaborou com "O Guaíba" - periódico literário da cidade - e com "O Mercantil" - jornal político. tinha o dom da fala, era um orador eloquente, com um poder vocal, fazendo seu discurso tocar a todos que ouviam. Participou do Partido Liberal, ao lado de nomes conhecidos, como General Osório e Gaspar Silveira Martins. Foi deputado da Província do Rio Grande do Sul, em 1955, e vereador de Porto alegre em 1965. Além da fala, sua escrita era tão mágica quanto os seus pronunciamentos, entretanto, não publicou obras escritas em vida, como um grande poeta do anonimato. Faleceu na mesma terra de onde veio, em 1865. Teve inúmeras obras póstumas publicadas por seu irmão Francisco e pelo filho Godofredo, incluindo dramas, poemas, romances e ensaios.
Uma rua em meio aos bairros, que, com um movimento sereno, é em suma, uma rua tranquila. Sendo a quarta rua ao leste da "Rua grande", ela percorre no sentido norte/sul (e vice-versa), entre as ruas Pedro Grünhauser e Eng. Henrique Vilanova, conectando a parte baixa, até a Cidade Alta. Sendo encontrada levemente afastada do centro, possui características residenciais, com poucos comércios e serviços, como a APAE, possuindo pouco fluxo de carros, sem muito movimento no trânsito, a não ser em alguns entroncamentos e nas proximidades à empresa Alliance One.
Criada em 1954, na cidade do Rio de Janeiro, por Beatrice e George Bemis, diplomatas estadunidenses que, ao chegarem no Brasil, não encontraram nenhuma instituição que atendesse seu filho que possuía Síndrome de Down. A partir disso, lideraram um movimento, junto de amigos e apoiadores, fazendo nascer e crescer esta importatíssima iniciativa. Com o objetivo de oferecer às pessoas portadoras de alguma deficiência condições adequadas de desenvolver seu potencial, proporcionando sua integração no meio social, a associação estimula as pesquisas nesta área, além de promover campanhas e atividades para informar e conscietizar sobre o tema. Em Venâncio Aires, a instituição foi criada em 1979, surgiu através de um movimento de lideranças comunitárias, que, em uma reunião na Câmara de Vereadores, culminou na criação deste valioso serviço no município.