Rua Emílio Selbach

Levando o nome de uma importante família da história de Venâncio, venha ler sobre mais uma rua do lado leste do município.

 


 

Quem foi Emílio Selbach?

Nascido em 1866, em São Sebastião do Caí, filho de Elisabeth Prinz e do alemão Philipp Jacob Selbach, e pertenceu a umas das famílias da elite venâncio-airense da época. Residiu em uma casa na rua Osvaldo Aranha, quase em frente da Sercetaria de Educação - ainda é possível na fachada do local, suas iniciais "E" e "S" sobrepostas. Era uma pessoa dinâmica e habilidosa com negócios, tendo muito sucesso em seus empreendimentos, tornando-se um grande comerciante aqui na região. Também era envolvido com a comunidade, tendo auxiliado na administração do Hospital São Sebastião Mártir, em seus primeiros anos. Por volta de 1925, instalou uma fábrica de banha na esquina das ruas Tiradentes e 7 de Setembro, onde hoje é a Rio Grande Energia (RGE). Tendo banha de boa qualidade, refrigerada e empacotada, teve vendas além do município, alcançando outras cidades pela região e pelo estado, como também, Brasil afora. Possuiu também, um comércio de secos e molhados e tecidos finos, que funcionou na "Rua grande". Casou-se com Bertha Machry, com quem teve três filhos: Arthur, Osvaldo e Virgulino. Arthur casou-se com Erônita "Nenê" Campos (Nenê fazia parte da família Mariante Campos, outra família de renome na cidade), morou na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reinaldo Schmaedecke, no prédio onde funcionou, por muito tempo, a Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, além de também de já ter abrigado uma cadeia e um Posto de Higiene Central (antigo nome dado aos postos de saúde). Ainda é possível encontrar suas iniciais na fachada. Emílio Selbach faleceu em 1952, no cemitério municipal da cidade, sua sepultura é um destaque no local, pois possui um monumento feito de bronze, que lembra "Pietá", famosa escultura Michelangelo.

 

Rua Emílio Selbach

Com pouco mais de 1,5 quilômetros de extensão, é a quinta rua ao leste da Principal, partindo da rua Pedro Grünhauser, no bairro Morsch, até esquina com a rua Marechal Floriano, quando passa a se chamar, Salvador Stein Goulart. A via possui uma pequena interupção entre as ruas Antônio Carlos e 7 de Setembro. Um destaque da rua, é a Alliance One, poderosa empresa internacional no ramo do tabaco, que participa de fortemente da economia local. Nos arredores da empresa, a Emílio Selbach possui um grande movimento, necessitando de muita atenção de motoristas e pedestres, principalmente em horários de pico, mas em sua maioria, é uma rua calma, tomada por residências e alguns pontos comerciais. 

fotos

quiz sobre História das ruas de Venâncio