Em Linha Silva Tavares, no interior de Venâncio Aires, uma árvore chama a atenção pelo seu tamanho. Trata-se da Figueira Centenária, um dos pontos turísticos mais conhecidos do município, que recebe visitantes de outras cidades, estados e até mesmo de fora do país. Ela é tão grande que, para abraçá-la, são necessárias 12 pessoas. Isso porque o seu tronco tem 11 metros de circunferência.
Com relação à altura, são 18 metros, o que equivale a um prédio de aproximadamente cinco andares. A copa também é grandiosa. Os galhos se estendem por cerca de 500 metros quadrados. É uma sombra e tanto para fazer um piquenique!
Uma curiosidade é que, embora o nome da figueira seja centenária, na verdade, ela já tem quase 500 anos, ou seja, meio milênio. Um estudo feito em 2021, a partir das medições, mostrou que a árvore tinha 482 anos. Ela é da época do Brasil Colônia, logo após a chegada de Pedro Álvares Cabral e de outros portugueses ao Brasil.
A propriedade onde está a Figueira Centenária pertence à família Schwinn, que chegou na propriedade em 1976, quando o local já era visitado por algumas pessoas. Com o passar dos anos, a árvore acabou virando um ponto turístico de Venâncio Aires e recebeu diversos investimentos em infraestrutura. Em 2012, a Figueira Centenária foi tombada como patrimônio histórico de Venâncio Aires.
Há churrasqueiras e mesas, para almoço, balanços para as crianças e trilhas para cascatas disponíveis para os visitantes. Atualmente, quem mora no local é o casal Rogério e Rejane Schwinn, responsável por manter a propriedade e receber os visitantes. Não há cobrança de ingresso para conhecer a figueira.
Como chegar
A Figueira Centenária está localizada em Linha Silva Tavares, no 5º Distrito de Venâncio Aires (Centro Linha Brasil). Para chegar até o ponto turístico, existem dois caminhos. O trajeto principal, tem acesso via ERS-422, passando por Vila Deodoro e seguindo o caminhos indicados pelas placas, totalizando 27 quilômetros, a partir do centro de Venâncio Aires. Já a rota alternativa que também segue pela ERS-422, usa a entrada de Arroio Grande e passa por Linha Isabel para chegar em Linha Silva Tavares. No total, este trajeto soma 24 quilômetros.
Tombamento é um reconhecimento oficial da importância histórica, com o objetivo de preservar.
QUIZ | CLIQUE AQUI PARA TESTAR SEUS CONHECIMENTOS SOBRE A FIGUEIRA CENTENÁRIA
Conheça mais sobre a localização e os distritos de Venâncio Aires
QUIZ | A Figueira Centenária
QUIZ | Igreja São Sebastião Mártir
QUIZ | Fenachim